Acessar

Local

Sítio Bella Vista, Pico Colossus, Iúna-ES

Sítio Bella Vista, Pico Colossus, Iúna-ES

Tudo começou no final de 2018 quando eu voltei pra Iúna depois de 10 anos e precisava encontrar uma fonte de renda, e fui apresentado ao Lucimar que é conhecido em lúna como "Barbeirinho", e a partir daí a gente começou a planejar como seria a reabertura da trilha do pico Colossus.

Ao longo dos últimos meses de 2018 a gente estreitou a nossa amizade com conversas quase que diárias a respeito do assunto, e em 2019 nós conseguimos colocar em prática junto com mais alguns amigos a reabertura da trilha, e a partir daí já durante a reabertura da trilha foram feitas fotos e vídeos que vieram dar embasamento pra uma divulgação que aconteceria ao longo desses últimos quatro anos.

Eu não posso deixar de mencionar 3 pessoas muito importantes pra essa reabertura da trilha, que foram meu amigo Tévez Andrade, o Carlos e a Dayana, que foram três pessoas que me acompanharam durante a reabertura da trilha. Na verdade quem puxou a fila foi o Tévez porque ele conhecia a trilha antiga e como havia muito tempo que ninguém subia a montanha foi preciso reabrir a trilha, e o Tévez é esse cara que puxou a fila com facão na mão e conseguiu levar a gente até o "nariz do colossus", que é uma área de acampamento a 1.500m de altitude, e foram 5H de caminhada onde ele praticamente reabriu a trilha no facão.

No dia seguinte após a descida foi na Sítio Bella Vista que a gente recebeu acolhida com almoço feito no fogão a lenha, e a família do Lucimar barbeiro nos recebendo de braços abertos e incentivando a continuar com a trilha e com a subida ao Pico Colossus.

O Sítio Bella Vista então passou a ser a nossa base de apoio para as trilhas até o topo do pico colossos. A montanha tem 1.650 metros de altitude e pertence ao município de Iúna, e está localizada no limite do município de Iúna-ES junto ao município de Muniz Freire.

A atividade principal exercida no Sítio Bella Vista provém da agricultura familiar, onde também é produzida uma cachaça artesanal feita pelo Lucimar, e o comando da cozinha fica por conta da sua mãe Dona Deci, que também faz um fubá torrado na panela de ferro que é uma coisa de outro mundo.

O Sítio Bella Vista já é uma referência para quem gosta de aventura e quer subir o Pico Colossus aqui em Iúna-ES, e aos poucos o local também vai ser tornando uma referência para famílias que gostam de fazer um churrasco curtindo uma bela vista onde é possível admirar toda a extensão da Serra do Caparaó (A Montanha Sagrada do Brasil), no Parque Nacional do Caparaó (ES/MG).

As fotos não deixam o autor mentir sozinho. https://maps.app.goo.gl/WJbhoEeAsvrxcsNj9

(Todas as fotos/vídeo, edição, e custos da viagem foram 100% financiados pelo Autor)

 

Ulisses Mochileiro

Relacionados